Blog
E o e.social e o REINF como ficam?
Enquanto as informações necessárias para administração tributária conferir efetividade ao controle tributário não migrarem para a EFD-Reinf, a DCTFWeb será alimentada, de forma transitória, pelas informações coletadas pelo eSocial.
A Receita federal publicou no dia 02 de agosto de 2019 o leiaute versão 3.0 do Reinf que deve ser adaptado á ultima versão.
No Reinf deve conter as informações tributárias de acordo com a legislação, e em especial a legislação de retenções de tributárias. A base da Reinf é a legislação, que não foi alterada, somente a forma de apresentação para a Receita Federal.
A retenção para a previdência social nos termos do artigo 31 da Lei 8.212 de 1991 com as alterações da lei 9.711 de 1999 e a Instrução Normativa da Receita Federal no. 971 de 2009 devem ser efetuados nas notas fiscais de serviço de acordo como tipo de empreitada contratada.
A mudança significativa está na alteração da forma de fiscalização da receita federal, uma vez que os erros cometidos nos últimos 20 anos (desde 1999), em relação à retenção de 11% sobre a nota fiscal de serviço, serão detectados com muita facilidade pela receita com o novo sistema, seja ele como está hoje ou com as alterações prometidas para “simplificar”.
Reforço que o conhecimento das leis tributárias e da legislação é a base do Reinf, qualquer informação equivocada no sistema é passível de correção, mas errar na interpretação da legislação é que gera para o contribuinte prejuízos irreversíveis.
O governo promete alterar o sistema para simplificar a forma de fornecer informações para a fiscalização, mas não vem uma alteração na legislação tributária para simplificar e reduzir a tributação.
Martelene Carvalhaes
AGENDA DE CURSOSBlog
- Reforma Tributária no Setor Imobiliário e Construção Civil – 09 Abr 2026
- Incorporação Imobiliária, Loteamentos e Patrimônio De Afetação – O RET na Reforma – 12 Mar 2026 Tributária
- Emissão da Nota Fiscal de Serviços da Construção Civil em 2026
- INSS na Construção Civil – Do contrato à CND – 26 Fev 2026
- Planejamento Tributário na Construção Civil. Considerando a Reforma Tributária. 30 Jan 2026
- Como a Redução de Benefício Fiscal Afeta o Setor Imobiliário e a Construção Civil
- Planejamento Tributário no Setor Imobiliário e Construção Civil em 2026 – Lucro Real ou Presumido?
- Contabilidade e Tributação do Setor Imobiliário e da Construção Civil – 15 Jan 2026
- Tributação da Distribuição de Lucros ou Dividendos e Alteração na Tabela do Imposto de Renda Pessoa Física
- O ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Imunidade, tributação e Base de Cálculo